LONAS, ADESIVOS E DEMAIS SUBSTRATOS INSTALADOS EM AMBIENTE INTERNO
A garantia para lonas, adesivos ou outros substratos impressos com tinta solvente, látex ou UV instalados em ambiente sem incidência direta de luz solar é de cinco anos. Para os mesmos materiais instalados nas mesmas condições, mas impressos com tinta mild solvent, a garantia é de 03 anos, A garantia cobre alterações das cores, como amarelamento e desbotamento, ou descascamento do substrato.

LONAS, ADESIVOS E DEMAIS SUBSTRATOS INSTALADOS EM AMBIENTE EXTERNO
A incidência de raios solares sobre lonas, adesivos e outros substratos impressos afeta a durabilidade da impressão em virtude da radiação ultravioleta, que quebra as moléculas do PVC e dos pigmentos da tinta. Em geral, o primeiro pigmento a ser afetado é o magenta, vindo a seguir o amarelo, o cyan e, em último lugar, o preto. A LaserSign emprega tintas importadas, fabricadas com pigmentos automotivos de alta resistência à radiação ultravioleta. Assim, pode oferecer um ano de garantia, cobrindo desbotamento ou descascamento do substrato, para lonas, adesivos ou outros substratos impressos com tinta solvente, látex ou UV instalados verticalmente (perpendicularmente ao piso) em ambiente externo.

LONAS E ADESIVOS INSTALADOS SOBRE VEÍCULOS
A garantia básica para lonas e adesivos impressos pela LaserSign para instalação sobre veículos é de três meses.

GARANTIA EXTRA – APLICAÇÃO DE VERNIZ TOP COAT
Com a aplicação opcional de verniz Top Coat, a garantia para lonas e adesivos estende-se por mais dois anos. Esse verniz é composto de partículas sólidas e forma uma película que atua como filtro da radiação ultravioleta, protegendo a superfície dos impressos e aumentando sua durabilidade.

LIMPEZA DE LONAS E ADESIVOS
A limpeza das lonas e adesivos sob garantia deve ser feita exclusivamente com água e sabão neutro e com auxílio de panos macios. Escovas ou outros utensílios agressivos causam riscos e danificam a película de tinta e verniz. O emprego de Solupan, Thinner, gasolina, removedores, desengraxantes ou qualquer outro produto corrosivo ou abrasivo resulta em perda da garantia.

RESTRIÇÕES À GARANTIA
A garantia LaserSign não cobre os seguintes eventos:
• atos de vandalismo;
• danos causados pelo contato com superfícies contundentes ou abrasivas;
• danos causados por Solupan, Thinner, gasolina, removedores, desengraxantes ou qualquer outro produto corrosivo ou abrasivo;
• danos resultantes de condições ambientais hostis ao produto, que podem ser de ordem química – como a salinidade que se verifica à beira-mar ou as emanações de solventes presentes, por exemplo, em postos de gasolina ou indústrias petroquímicas – ou mecânica, como a abrasão causada por partículas de areia ou terra em contato com a superfície impressa ou a ação direta de ventos de velocidade superior a 100km/hora.

Para manter os aspectos originais das suas peças, bem como sua boa conservação, são necessários alguns cuidados básicos.

Limpeza
– Para limpar peças em acrílico devemos usar água fria ou morna, com sabão ou detergente neutro. Uma lavagem simples com água e sabão deixa a peça brilhante novamente, retirando manchas, sujeira ou marcas de gordura.
– Nunca deve-se usar esponjas, abrasivos, solventes e álcool. Os solventes, como álcool ou tiner atacam as cadeias ou estruturas moleculares do acrílico, causando seu rompimento. Essas microfissuras, também conhecidas como crazing, se propagam por toda a área atingida pelo solvente, penetrando no interior da parede da peça, eliminando a transparência e transformando a área em aspecto esbranquiçado e sem brilho.
– A limpeza deve ser feita com pano macio ou flanela limpos e livres de partículas de poeira, para evitar arranhões.
– Faça o polimento sempre com flanela macia. Existem flanelas anti-estáticas, feitas especialmente para essa finalidade em lojas especializadas.
– Não exponha sua peça a vapores de solventes, pois o acrílico pode ser atacado por vários agentes químicos, como álcool de cozinha ou removedores.
– cuidado com solventes ou outros produtos de limpeza que contenha álcool em sua composição, como Veja, Vidrex, etc.

Manutenção de riscos
A manutenção dos riscos pode ser feita de duas maneiras:
– Manual (para riscos superficiais): pode ser feita em casa com o auxílio de ceras específicas para o acrílico ou, até mesmo, ceras para móveis ou carros. Mas lembre de aplicá-la com uma flanela macia e livre de poeira, para não ocasionar mais arranhões.
– Mecânica (para riscos mais profundos): esse polimento é feito em lojas especializadas no acrílico, como a Lasersign. Após um polimento manual, a peça precisará passar pelo processo mecânico, que utiliza uma série de abrasivos e discos de polimento, que devem ser utilizados em uma sequencia específica, além de aplicados em uma velocidade controlada, pois o polimento da chapa acrílica requer um bom equilíbrio entre a velocidade da politriz e a pressão aplicada, cabendo ao operador julgar a pressão que não causará superaquecimento, mas que surtirá efeito.

Manutenção de colagem
Algumas peças em acrílico, se quebradas ou descoladas, podem ser facilmente recuperadas. Mas, para colar a peça, é preciso atenção. A cola usada deve ser uma cola específica para o material, e deve ser passada suavemente, sendo aplicada apenas na área determinada da colagem. Para o procedimento, normalmente são usadas seringas para auxiliar a colocação da cola no local exato da união da ruptura. Colas normais, como “super bonder” ou colas para outros materiais, podem esbranquiçar o acrílico, fazendo com que ele perca algumas de suas principais características, a transparência e o brilho. É sempre indicado procurar um local especializado para tirar dúvidas ou recorrer à uma colagem profissional.

IMPORTANTE!
– Sempre limpar o acrílico com água fria ou morna, com sabão ou detergente neutro.
– NUNCA USAR ESPONJAS, ABRASIVOS, SOLVENTES E ALCOOL
– O acrílico é resistente à água, ácidos diluídos, ésteres simples e hidrocarbonetos alifáticos; porém não resiste a solventes orgânicos, cetonas, hidrocarbonetos clorados e aromáticos.

Fonte: www.indac.org.br

O revestimento em chapas de alumínio composto foi especialmente desenvolvido para o mercado da construção. Sua aplicação para ambientes internos/externos podendo ser utilizada em construções novas ou reformas, sendo aplicado em lojas, postos de gasolina, shoppings centers, bancos e etc.

Os painéis de ACM são produzidos em liga especial de alumínio que permitem dobras e calandragens, conferindo ao produto plásticas arrojadas. Seu acabamento moderno à base pintura (PVDFKynar), processo Coil Coating de alta performance, complementa ao produto qualidade, versatilidade, leveza, liberdade de formas, praticidade de limpeza e conservação resultando na melhor relação custo-benefício.

MANUTENÇÃO E LIMPEZA

Para durabilidade e um aspecto visualmente agradável, algumas precauções devem ser tomadas durante o tempo posterior à instalação:
• Lavar a superfície com água e detergente neutro;
• Enxaguar com jato de água limpa;
• Secagem pode ser ao ar livre, com o auxílio de rodo ou tecidos que não deixem fiapos;
• Para remoção de compostos de silicone e graxa utilizar álcool isopropílico;
• Não utilizar solventes do tipo aguarrás e produtos ácidos, que podem causar bolhas e perda de brilho;
• Evitar limpeza de pichações com elementos abrasivos.