Acessibilidade

A princípio a sinalização de acessibilidade tem o objetivo de garantir a integridade física e a segurança dos indivíduos portadores de necessidade especiais. Dessa forma, existem diferentes tipos de medidas que formam o conjunto de especificações essenciais para promover a acessibilidade, e a sinalização é uma delas.  A Lasersign oferece serviços para confecção personalizada de Placas em Braille e Acessível.

Sinalização visual em acessibilidade: principais itens

  • Placas e mapas em braile

    Sempre que pensamos em sinalização visual acessível, a linha em braile logo vem a mente. Assim, as placas e mapas em braile podem ser instalados em prédios e servem como formas de identificação para quem é deficiente visual. Ou seja, servem para localizar um determinado andar em um Shopping, ou mesmo para encontrar os sanitários ou a saída.

  • Placas de sinalização

    As placas de estacionamento, por exemplo, são outro ótimo exemplo de sinalização visual acessível que todos os estabelecimentos devem adotar. Além disso, devem ser posicionadas de forma clara, sem obstáculos que impeça a visualização.

  • Piso tátil

    Tanto o modelo de piso tátil direcional, como o piso tátil de alerta, também servem como sinalização visual acessível. Afinal são produtos que chamam a atenção e oferecem uma alternativa bastante prática e segura para quem mais precisa, no caso, os deficientes visuais.

A sinalização de acessibilidade está prevista na Lei 13.146 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência). A qual estipula que deve estar presente em vias e espaços públicos, edificações, semáforos, postes de sinalização e similares, terminais e pontos de acesso coletivo à telefones públicos e obstáculos aéreos.

Outros itens que podem compor a sinalização de acessibilidade:

  • Pictogramas e placas em geral para alertar sobre espaços, pavimentos e ambientes.
  • Adesivos para vidro em serigrafia ou recorte.
  • Painéis indicativos em geral.
  • Faixas no piso, com textura e cor diferenciadas.
  • Pintura de vagas: assim como mencionamos em relação às placas de sinalização para estacionamentos, a pintura de vagas (no chão) é uma solução visual interessante.
Entre em contato